Bernardo Silva


Economista e profissional de relações internacionais com mais de duas décadas de experiência em relações institucionais e uma extensa rede de autoridades governamentais de alto nível, altos representantes de organismos internacionais e executivos de empresas Fortune 500. Trabalhou para  o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações  e Investimentos (ApexBrasil) e para o Fórum Econômico Mundial, fornecendo análises e assessoria estratégica sobre tendências econômicas, políticas e da indústria mundial, e desenvolvendo iniciativas e políticas públicas orientadas facilitação de negócios globalmente.

Foi o primeiro Presidente Executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), onde estruturou todo seu planejamento estratégico, implementou a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia (FPBioeconomia), criou o Fórum & Prêmio Brasil Bioeconomia, e atuou na modernização do marco legal e regulatório da bioeconomia no Brasil, contribuindo para regulamentação da Lei de Biodiversidade, da Lei de Biossegurança, a Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio ), e atividades de fomento e incentivos fiscais estaduais e federais.

Assumiu em 2019 a liderança do Sindicato Nacional de Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), onde atua junto às indústrias químicas e de mineração representando seus interesses perante stakeholders nas esferas federal, estadual e municipal. É atualmente diretor titular na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (DEAGRO/FIESP) e membro titular do Conselho Fiscal do Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV).

Possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Relações Internacionais e em Liderança Global, respectivamente pela Fletcher School of Law and Diplomacy e pelo World Economic Forum, onde foi o primeiro brasileiro na história a ingressar como um Global Leadership Fellow. Em 2017 foi eleito a 51ª personalidade da bioeconomia global pela Biofuels Digest, maior canal digital sobre bioeconomia no mundo.

PAINEL 13
A indústria e a bioeconomia na Amazônia

23/06 – Quarta-feira

11h – 12h30 (horário de Brasília)

Rolar para cima